Como transferir foto para tecido

Essa técnica é muito interessante. O que você precisa é uma tela de qualquer tamanho, um produto chamado de Transfer Print (comprada em loja de artesanato), uma foto do tamanho da tela escolhida impressa a laser (se não for a laser, não dá certo) em papel sulfite comum (com outro tipo de papel não funciona). Eu imprimi quatro fotos em preto e branco, uma de cada pessoa da família no tamanho 30X30 cm. Fiz o passo a passo pra mostrar aqui, mas a máquina que tirei as fotos “pocou” (estragou, como se fala aqui). A transferência é feita assim: passa o produto na foto e na tela, coloca uma sobre a outra com muito cuidado e deixa secar por umas oito horas ou mais (de preferência de um dia para o outro). Quando colocar a foto sobre a tela, deve cobrir a imagem com um plástico e alisar com uma espátula ou um cartão (tipo de crédito) sobre ele pra tirar as bolhas e o excesso de produto. Depois desse tempo, molha uma esponja com água e vai pressionando sobre a foto e fazendo movimentos circulares e suaves, umedecendo o papel. O papel vai soltando e aparece a imagem que ficou impressa. Esse processo de molhar e esfregar deve ser feito umas três vezes, até soltar todo o papel (só que agora você deve esfregar com o dedo, suavemente). Do jeito que está nessa imagem, seria necessário molhar mais uma vez ou duas e esfregar com o dedo pra tirar o papel que que ainda está na foto – essas manchinhas brancas. Pra evitar prejuízo, é bom treinar antes num tecido ou  numa tela pequenininha.

O que gastei numa tela foi o seguinte: R$ 7,95 na tela 30X30 cm, R$ 1,00 na impressão da foto, R$ 9,90 no produto pra transferir a foto (uma embalagem dá pra três telas do tamanho que usei). Gastei pouco mais de R$ 12 ,00 em cada. Você pode ver o passo a passo que acompanhei aqui e esse outro que usa a mesma técnica pra scrapbook. O vídeo abaixo explica tudinho.

Vou arrumar a máquina e publico aqui as fotos do meu projetinho.

Update: Algumas amigas que moram fora do Brasil não conhecem o produto que indiquei – Transfer Print, então encontrei o Gel Medium que foi o produto utilizado pela pessoa que fez esse trabalho da imagem que postei e pode ser comprado aqui. Clique aqui pra ver um passo a passo utilizando o Gel Medium.

Outra leitora disse que não encontrou o Transfer Print em sua cidade aqui no BR. Vende pela internet: http://www.centerpanos.com.br/index.php/transfer-print-corfix-60ml.html

 

18 respostas em “Como transferir foto para tecido

  1. Olá,muito bacana memo.Bem explicativo.
    Só uma pequena dúvida. A tinta aquarela que vc usou é específica para tecido?
    att.
    Elsa

  2. Olá,
    Acho que minha msg não veio… =(
    Fiz um teste com o Couche fosco 170, mas acho que era mto grosso…
    Já tentei tirar várias vezes, mas continua com um aspecto meio “fosco” ou como se ainda tem papel nele.

    Não tem como tirar mais, pois já começou a sair a tinta…
    O que eu posso fazer para a cor ficar brilhosa??
    Obrigada pela ajuda
    Abraços,
    Bettina

  3. Boa Tarde,
    Gostaria de saber como conseguiu imprimir fotos em 30×30, e quanto ficou mais ou menos…
    Tem que ser sulfite mesmo? Não pode ser um couchê?
    Obrigada pelo tutorial…
    Abraços

    • Oi, Bettina… Fui a uma daquelas lojas que fazem impressão e xerox. Lá eles imprimem em qualquer tamanho e qualquer papel. Acho que custou uns R$ 4,00. Bjs.

      • Obrigada pela rapidez na resposta.
        Fiz no couche fosco, mas acho que era muito grosso.
        Fui tirando o papel, mas ao secar continua meio fosco, parecendo que continua com papel.
        Aqui a foto dela: http://img805.imageshack.us/img805/9485/telam.jpg
        Ao passar a água, fica totalmente lindo!
        Será que ao passar algum tipo verniz ou algo assim, fica com a cor viva??
        Obrigada novamente

      • Olá,
        Acho que minha msg não veio… =(
        Fiz um teste com o Couche fosco 170, mas acho que era mto grosso…
        Já tentei tirar várias vezes, mas continua com um aspecto meio “fosco” ou como se ainda tem papel nele.

        Não tem como tirar mais, pois já começou a sair a tinta…
        O que eu posso fazer para a cor ficar brilhosa??
        Obrigada pela ajuda
        Abraços,
        Bettina

  4. Heloísa……..amei essa sua aula,sou fã do Johnny Depp e quero muito usar algumas fotos dele pra fazer uma colcha de patchwork,por gentileza,eu ficaria imensamente grata se você me orientasse.Parabéns pelo post.

  5. Pingback: Almofadas de estimação « Coisas que Gosto

  6. Heloisa moro em João Pessoa e não encontrei estes produto você saber onde posso emcontar beijos Lara Ramalho

Fico muito feliz quando você faz um comentário. Volte mais vezes.