Para quê educação de qualidade?

Discurso da professora Amanda Gurgel sobre a situação da educação do Rio Grande do Norte. Ela disse o que todos nós, do Brasil inteiro, gostaríamos de dizer. Na semana que passou, o Jornal Nacional apresentou um retrato da educação nas cinco regiões do Brasil e não há muita diferença entre uma região e outra. Há diferenças entre uma escola e outra dentro de uma mesma cidade, por exemplo, devido a diversos fatores, entre eles, péssima administração por parte de gestores que tiveram indicação política.

Eu também pergunto, até quando o poder público irá deixar nosso País afundar mais na ignorância? Enquanto isso, o MEC distribui a jovens e adultos do ensino fundamental das escolas do país um livro didático que defende erros de concordância como “nós pega o peixe” e diz que o livro estimula a “formação de cidadãos que usem a língua com flexibilidade”.  O  que há com a educação no Brasil? Por que não defender os direitos das crianças que recebem péssima educação e dos professores que não recebem o suficiente nem para comer? Entendam, não tenho nada, absolutamente, contra os homossexuais, respeito-os como seres humanos e defendo que todos devem igualmente ser tratados com respeito, mas acredito que o Kit Gay que se pretende distribuir nas escolas públicas do Brasil para crianças de 7 a 10 anos poderia ser melhor pensado, para que, realmente, se tratasse do respeito e não do incentivo ao homossexualismo dirigido a crianças tão pequenas.

Sou pedagoga em uma escola pública depois de muitos anos anos trabalhando em uma grande escola da rede privada e ainda fico chocada ao conhecer os problemas de crianças que vivem em constante risco em suas comunidades por conta da violência, das drogas, da fome. Vejo o quanto nossos professores também se importam com elas e gostariam de fazer mais e até tentam, dentro da escola, ajudá-las a ter um futuro mais promissor, mas se não tivermos políticas que realmente contribuam para melhorar a qualidade da educação, como acontece em outros países, não iremos muito longe.

Se os políticos já perceberam que a única forma que eles têm para se perpetuar no poder é conservando o povo na ignorância, então pra que melhorar a qualidade da educação?

Anúncios

2 respostas em “Para quê educação de qualidade?

  1. Oi Heloísa, tudo bem?
    Sempre passo pelo seu blog e hoje resolvi opinar.
    Acho que o caso do livro que traz expressões como “nóis pega” merece uma análise mais refletida. Pra não me estender demais, deixo o link de um post que fiz sobre o assunto: http://blogsustentavel.wordpress.com/2011/05/23/de-plurais-e-singulares/

    Sobre o caso do “kit gay”, acho que merece um olhar mais cuidadoso também. É preciso pensar quem está criticando esse material. Ele foi chamado de “kit gay” em primeiro lugar pelo deputado Jair Bolsonaro, que tem gerado bastante polêmica com comentários de cunho homofóbico. Não defendo o uso ou o desuso do material, porque não o vi. E, na minha opinião, não é correto lançar classificações sobre algo que não se conhece. Além disso, o ministro da Educação afirmou que o material que circula no Congresso com o rótulo de “kit gay” não é o mesmo que AINDA está em AVALIAÇÃO pelo MEC (http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/917454-mec-nega-ter-distribuido-kit-gay-e-diz-que-material-pode-mudar.shtml).
    Não sou governista, petista ou sequer tenho partido. Mas acredito que deveríamos parar de tratar o governo como inimigo (ou como salvador da pátria) e começar a pensar numa forma mais positiva de transformar essas questões.
    É isso o que penso. No mais, parabéns pelo blog, sempre passo por aqui.
    Besos

  2. Certa vez eu encontrei um livro aqui na espanha que “ensinava” os pronomes da seguinte forma: Eu, você, ele, nós, vocês, eles. Nesse dia eu descobri que o “tu” e o “vós” tinham morrido e junto aos dois estão sepultados muitos elementos de nosso bom, velho, culto e querido português.
    São Fernando Pessoa uma vez escreveu que “Minha patria é a lingua portuguesa”, sendo assim, muita gente nasce num limbo idiomático, cresce no purgatório do descaso e morre na ignorância.

Fico muito feliz quando você faz um comentário. Volte mais vezes.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s