“Uma pátria chamada Bezerra Bonfim”

Todo mundo gostaria de conhecer sua própria história mais profundamente, saber quem são seus antepassados, compreender sua origem, sentir que pertence a uma família e passar a seus descendentes o valor que eles têm por também fazerem parte de um grupo tão especial e único. 

Eu tenho orgulho de pertencer a uma família muito grande e bacana, a família Bonfim, que há muitos anos se uniu à família Bezerra, e deu origem a essa história tão incrível e incomum. Foi assim:

“Duas irmãs, Isabel e Josefa, casaram-se. A primeira com Alexandre Ferreira do Bonfim e a segunda com Joaquim Alves Bezerra. Dos filhos de Isabel e Alexandre, seis casaram-se com seis filhos de Josefa e  Joaquim. Descendentes dos outros filhos de Josefa também casaram-se com descendentes de outros filhos de Isabel. E os casamentos com parentes continuaram, não apenas Bonfim com Bezerra, mas também Bonfim com Bonfim e Bezerra com Bezerra. E assim, até os dias atuais.” págs 21 e 22

Nossa família teve origem no estado do Ceará e hoje está espalhada pelo Brasil inteiro e por muitos outros países. Em virtude disso, muitas dificuldades foram encontradas para realizar a pesquisa: dificuldades para coletar informações precisas, dificuldades financeiras, de comunicação, transporte etc.  Felizmente a pessoa que está à frente deste trabalho é uma mulher incansável e guerreira, Maria Olívia Beserra Macedo. Acredito que Maria Olívia teve sede de conhecer a história de seus familiares a fundo e acabou deixando esse legado maravilhoso para toda a família nesta e nas futuras gerações.

O livro inteiro é de uma riqueza sem tamanho e me sinto orgulhosa de ter meu nome, do meu esposo, dos meus filhos, pais e irmãos registrados na página 122. As palavras de Júnior Bonfim resumem o que eu gostaria de acrescentar:

“Como Ruy Barbosa, descobriu que,’multiplicando a família, chegamos à Pátria’. Ou que ‘a Pátria é a família amplificada’. Parabéns, Olívia. Como judeus errantes, vivíamos dispersos pelo continente. Temos agora um espaço único. Teu livro é o nosso território comum: uma Pátria chamada ‘Bezerra Bonfim’!”

Na foto abaixo, Seana, minha trisavó.

O livro tem 496 páginas e tem um lugar de destaque na minha sala, pra todas as visitas olharem e para consulta constante. Eu não poderia deixar de mostrá-lo aqui, né?

14 respostas em ““Uma pátria chamada Bezerra Bonfim”

  1. Estou fazendo um levantamento sobre a Família Bonfim/Bomfim na Paraíba, e gostaria de obter o seu livro para saber se há alguma relação entre os Bonfim/Bomfim da Paraíba e os Bonfim do Ceará.

    Francisco Figueiredo

    • Oi tudo bem!
      Eu acho que essa foto dessa mulher é a avó do meu vô.
      Eu queria saber aonde eu acho o livro?

      Estou impressionada.

  2. A foto que vi acim parece muito com minha bisavó FRANCISCOA (Acho que é bisa pois ela era avó de meu pai; ela viveu por mais de 100 anos). Sou BONFIM (trocaram o “m” pelo “n”), meus pais são primos – minhãs avós eram irmães: AIDA e ALDA BOMFIM. TENHO INTERESSE EM ADQUIRIR O LIVRO. abraços

  3. fiquei sabendo deste livro a pouco tempo mas logo pesquisei e descobrir que ele realmente existe…paraebens! tenho orgulho de fazer parte desta familia sendo neto de Adalgiza Bezerra Bonfim e Luiz silva. mas queria muito adquirir este livro, como faço?

  4. parabéns, vcs que fazem parte desta história da familia bezerra. meu pai, joaquim alves bezerra, eu estou procurando por ele é de nova russia-ce. bjs

  5. Uauuuuu Heloísa que show…
    Parabéns pra todos vocês que fazem parte desta história!!
    Muito bacana 🙂

    Obrigado por compartilhar com todos aqui no coisas,

    beijão pra ti querida,
    Érika …

Fico muito feliz quando você faz um comentário. Volte mais vezes.

