Meio Ambiente – Quem ama não mata! Blog Action Day

Quem ama não mata! Parece muito claro: quem ama a natureza, jamais irá destrui-la! Infelizmente, a forma como a Terra se encontra mostra que não há amor suficiente para manter o nosso planeta vivo. E se continuar assim, como será a Terra no futuro? O que será de nossas crianças? Que tipo de ar irão respirar? Terão água pura para beber? Como defenderão o meio ambiente? Defenderão o meio ambiente? O que elas precisam hoje é aprender a amar a natureza, apaixonar-se pela Terra, desenvolver um sentimento de admiração e respeito pelo mundo natural. 

Os primeiros anos na vida de uma criança são marcantes e as influências que ela recebe nesse período são determinantes na formação de seu caráter. É o momento perfeito para abrir o maravilhoso livro da natureza e ensinar lições vivas que jamais serão esquecidas, mesmos quando as crianças se tornarem idosas. Então, por que não sair da rotina de vez em quando e fazer um programa diferente com as crianças? Televisão e computador? Deixa pra lá! A palavra de ordem é curtir a natureza. Os resultados serão surpreendentes e irão marcar para sempre a vida das crianças e dos adultos também. 

zoo1.gif

Que tal levar as crianças ao zoológico e apreciar aqueles animais lindos que a gente não vê todos os dias?

  pedracaida.jpg

Quem sabe sair pra pescar, acampar, escalar uma montanha, tomar banho numa cachoeira ou até mesmo deixar as crianças brincarem ao ar livre (coisa rara pra quem mora na cidade grande).

 jardim1.jpg

Uma ótima idéia é fazer, em casa mesmo, uma horta ou um jardinzinho. Os pequenos ficarão surpresos ao perceber que de dentro de uma pequenina semente brota vida, beleza e alimento.

 fourmis.jpg

Até observar a trilha das formigas com uma lupa pode impressionar a mente das crianças, tanto quanto plantar uma árvore e acompanhar seu desenvolvimento.

 passarinhos.jpg

Levar as crianças a algum lugar tranqüilo, ao final da tarde, para ouvir o canto dos passarinhos e conversar com elas sobre esses bichinhos incríveis é um programa muito legal.

praia3.gif

Talvez ir à praia bem cedinho, só pra contemplar o vai-e-vem das ondas, sentindo o vento soprar suave no rosto…

As crianças  são curiosas, gostam de aventura e, ao explorar a natureza, podem descobrir coisas maravilhosas e encantadoras sobre o meio ambiente, jamais pensarão em destrui-lo e partilharão com outras pessoas as experiências aprendidas. Estimular a criança a ter sentimentos profundos pela natureza é um investimento que dá resultados em longo prazo, é mais prazeroso e, certamente, custa menos que as medidas usadas para remediar os estragos feitos pelo homem que não aprendeu a amar o meio ambiente.

action_day21.jpg

22 respostas em “Meio Ambiente – Quem ama não mata! Blog Action Day

  1. Fiquei chocada depois de ler isso!!Mt lindo e bem interessante, isso mostra que a natureza está acabando aos poucos!!!
    Tomara que isso não aconteça!!!!

  2. Eu sou a favor de quem cuida do meio ambiente ca na minha provincia-Cunene tem uma Associação que se chama Associação Amigos do Ambiente, que cuida muito bem do ambiente da nossa provincia…Edy…bjx..fuiiiiiiiii

  3. O NOSSO MEIO AMBIENTE PEDE SOCORRO…EU COMO SER HUMANO FICO ENVERGONHADO COM MEU SEMELHANTE, DEUS O CRIOU COM TANTO CARINHO, PARA SER O COMBUSTIVÉL DE NOSAS VIDAS, FILHOS E NETOS…AS LEIS DOS SERES HUMANOS,AS LEIS FEITAS PELO NOSSO GOVERNANTES NAO PUNE A NINGUEM, E ELES DESTROEM A SE MESMO…SENHOR PERDOA ELES NAO SABE OK FAZEM!

  4. Eu Renan julgo esse site nao tem nada sobre desmatamento do nosso mundo, ou entanto eu protesto!!!

  5. Pingback: Blog Action Day 2008 « Coisas que Gosto

  6. Ainda há esperança….Temos que lutar pelo meio ambiente e pelos animais….As crianças devem entender a importância disso.Elas são o futuro do nosso planeta.

  7. Pingback: 2008 - Ano Internacional do Planeta Terra (AIPT) « Coisas que Gosto

  8. P.S: em tempo, rsss…
    eu ao contrário de vc, acho o wordpress bem mais complicado, rsss, por isso optei pelo Blogger, eu já usava qdo era da época da Globo.com, mas como ficou pago mudei para a versão original americana. Acho que é pq já estou acostumada com ele. Só ando com preguiça é de fazer um lay próprio para mim.

    Beijão again! rssss

  9. Oi Helô (olha só já a minha intimidade, rss),
    Amei seu texto. Muito importante tudo isso mesmo.

    Hoje as crianças se preocupam muito mais do que os velhos adultos se preocupavam (ou nem isso). Eu assisti ao documentário do Al Gore, o An Inconvenient Truth, achei simplesmente demais essa inicitiva dele. Qdo muitos políticos não estão nem aí, ele hoje abandonou a política após a perda para o Bush para se dedicar a esse projeto que ele sempre gostou. Acho super importante cuidarmos do que é nosso sempre. Seja da natureza, da família, do trabalho, dos amores, enfim de tudo que nos faz viver melhor.

    Parabéns pelo dia do professor. Tb sou professora, mas não atuante. Somente como voluntária há 15 desde que me formei. Sou alfabetizadora de portadores com Síndrome de Down, faço por amor. Não segui com a profissão, pois viver somente como estagiária não dava, rsss. Mas estou feliz pelo rumo que segui. Em breve estarei me formando em jornalismo e atuando na área que gosto. Hoje sou repórter do jornal Educar, da APPAI (Associação Benificente dos Professores Púlbicos Ativos e Inativos do RJ), como freelance. Estou amando estar perto novamente da educação além do voluntariado, claro.

    A minha vida continua agitada e sem tempo. Mas sempre que der estarei por aqui.
    Uma linda semana pra vc (eita agora fui eu quem escreveu demais, rss).

    Beijos
    Ana Magal.

  10. Pingback: Chegou o Blog Action Day! | Mude o Mundo

  11. Olá Heloísa,

    Defendo tudo o que você disse. As crianças de hoje não estão mais pensando tanto na natureza como as de antes. Só estão pensando em computadores e vídeo-games. Eu adoro ir ao zoológico ver os animais e a natureza ao redor deles, mesmo que aquele não seja seus hábitats. Todas as pessoas devem se conscientizar de que devemos ajudar nessa causa e que hoje temos a oportunidade de ajudar o meio ambiente através do Blog Action Day. Tenho certeza que muitos blogs participarão.Parabéns pelo post. Depois passa lá no meu blog para ver o meu.

    Muito obrigada.

  12. Como eu disse antes,
    As crianças de hoje estão crescendo muito mais preocupadas com o meio ambiente do que nós, em nossa época. Isso por que o tema da escassez de recursos naturais tem sido amplamente debatido em sala de aula, o que não acontecia há 10, 20 anos atrás. A preocupação maior daquele tempo era a guerra nuclear.
    Tenho esperanças nessa nova geração, espero sinceramente que tenhamos adultos mais conscientes, mais preocupados com a natureza, com a violência contra animais e, consequentemente, mais próximos de seus semelhantes.

    Beijo
    Luz e Paz
    HorseMan

Fico muito feliz quando você faz um comentário. Volte mais vezes.

